Teatro Épico
(drama não aristotélico)
- Deseja provocar uma atitude socialmente empenhada, visando a transformação da sociedade.
- Rejeita a cartase.
- O espetador deve ser desligado da ação, criando-se o efeito de distanciação.
- Valoriza a narrativa – o espetador ouve a narração dos acontecimentos.
- O espetador deve refletir, ser crítico.
- O espetador é ativo, estimulando a sua capacidade de observação e de raciocínio.
- O espetador recordará para sempre a mensagem da obra.
- O ator demonstra ação.
- Deseja provocar uma atitude socialmente empenhada, visando a transformação da sociedade.
- Rejeita a cartase.
- O espetador deve ser desligado da ação, criando-se o efeito de distanciação.
- Valoriza a narrativa – o espetador ouve a narração dos acontecimentos.
- O espetador deve refletir, ser crítico.
- O espetador é ativo, estimulando a sua capacidade de observação e de raciocínio.
- O espetador recordará para sempre a mensagem da obra.
- O ator demonstra ação.
Encenação do
Teatro Épico
- O
encenador deve utilizar uma vasta variedade de efeitos para que os espetadores
desenvolvam as suas capacidades de reflexão.
- A história estrutura-se por uma sucessão de
situações; o décor, sonoridades e coreografia são independentes, tal vista a impedir
a criação da ilusão da realidade; os gestos, os aspetos fisionómicos, os
comportamentos, a entoação constituem o que Brecht denominava, no seu conjunto,
por “gestus”, isto é, as atitudes marcantes do ser humano.
- No palco, todas as formas de criar ilusão
devem ser banidas, como, por exemplo, o uso de cortinas. Assim, as cenas são exuberantemente
iluminadas.
Bertoli Brecht |
Só esclarecendo que trabalhar com TEATRO, não é competência de professores de Letras e sim do Professor da área de ARTE no caso especificamente de um Professor de Teatro. Teatro é conteúdo específico da ARTE. O Curso que forma professores de Teatro são as Licenciaturas em Teatro.
ResponderExcluirMuito bom! Obrigada!
ResponderExcluirmuito bom garota... gostei
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