quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Luís Vaz de Camões

Luís Vaz de Camões é um homem do Renascimento que brilhou como épico e como lírico, tendo, no entanto experimentado também o género dramático.


Espirito irrequieto meteu-se em brigas que o levaram à prisão e depois ao exilio. Era de ascendência fidalga não se sabendo bem se nasceu em Lisboa ou em Coimbra, possivelmente em 1524. O dia da sua morte é celebrado com feriado nacional, em 10 de junho (1580).


Há também muitas dúvidas em relação a sua mãe referida em documentos da época como Ana de Sá e Ana de Macedo.


Camões era essencialmente um lírico profundamente amoroso, havendo a necessidade de investigar nomes reais ou supostos das suas inspiradoras, como é o caso mais flagrante o nome Natércia que seria uma anagrama de Catarina. Mas quem era essa Catrina? Há dúvidas que fosse D. Catrina de Ataíde.


Também sobre o número de desterros há duvidas que nos exigem um estudo mais aprofundado, visto serem referidos nos seus poemas.


Regressado a Portugal em 1570, depois de passar muita fome, conseguiu ver impressa a sua obra imortal, a epopeia de Portugal, mas morreu miseravelmente em Lisboa sendo enterrado numa vala comum, sem honras nem sinais de sepultura. Em 1595 foram os seus supostos restos mortais postos por admirador numa sepultura com lápide que o terramoto de 1755 dispersou.

Luís Vaz  de Camões

Nenhum comentário:

Postar um comentário